6 de nov. de 2012

Alunas Roberta Brandão, Sara Rocha e Tuanny Badú falam sobre a experiência de participarem da 4a ONHB





                                          

Roberta Brandão

“Participar da Olimpíada Nacional em História do Brasil foi sem dúvida a maior experiência da minha vida até hoje. Uma experiência maravilhosa do começo ao fim. Eram muito prazerosos os momentos em que descobríamos que passamos para a próxima fase, superando nossas expectativas a cada uma delas. Essa olimpíada nos aproximou muito, nos tornou verdadeiramente amigas. Nos divertimos muito estudando juntas, discutindo as questões, descobrindo coisas novas, assuntos diferentes do nosso dia-a-dia e, acima de tudo, ganhando grande conhecimento. O fato de passarmos para a última fase competindo com alunos do Ensino Médio, de colégios fortíssimos, uma galera super preparada, foi motivo de muito orgulho para a escola, amigos e para toda a família. A ida a Campinas foi incrível! Cada momento ficará registrado na nossa memória para sempre. Trouxemos de lá não só a medalha de menção honrosa. Acredito que voltamos com uma bagagem muito maior de conhecimento e experiência , o que nos dará coragem e incentivo para repetirmos ano que vem!”.  (Roberta Brandão - Turma:1902)


Sara Rocha





“Em minha opinião, participar da ONHB foi uma nova experiência, desde as fases on-line ate a fase presencial, até porque chegar nesta fase presencial não era o objetivo principal e sim adquirir um conhecimento diferente e novo. Todo o esforço de noites estudando historia foi importante não só pelo ato de estudar, mas porque também era divertido consultar livremente, discutir sobre as questões e mesmo passar por situações engraçadas, como as discussões (quase brigas) sobre que opção responder. A ONHB fortaleceu nossa amizade e nos aproximou de um universo distante, o dos professores. Lembrando também que parte do nosso mérito é da professora que nos escolheu como equipe, investiu em nós e principalmente acreditou que poderíamos chegar lá . Acho que cumprimos bem a nossa missão de representar a escola. Além disto, nos divertimos muito nas fases on-line, a caminho de Campinas, no avião, no hotel, na Unicamp, no aeroporto e por todos os outros lugares que tivemos o prazer de conhecer. Para mim, vai ficar marcado que estudar história também tem seu lado divertido, posso dizer que vivi isso na prática”. Sara Rocha (Turma: 1904)


Tuanny Badú


“A ONHB foi muito importante pra mim, porque nós aprendemos muitas coisas importantes na competição e na viagem. Aprendemos a trabalhar em grupo e desenvolvemos a solidariedade e a amizade, por exemplo.As provas da ONHB são bem complicadas, mas fazem com que a gente se envolva muito, pois para quase tudo é preciso pesquisar, consultar sites e debater entre o grupo, porque sozinha é impossível fazê-la. Lá em Campinas a prova estava difícil, pois não tínhamos questões para debater, conversar e marcar a mais pertinente. Nela tinham apenas três figuras, relacionadas com as outras cinco etapas que fizemos on-line, e tivemos que descrevê-las e interpretá-las, escrevendo textos completos sobre elas. Havia 300 equipes de todo o Brasil de Ensino Médio e nós concorremos com eles, sendo que somos alunas de 9º ano. Isso para nós já foi um orgulho. Apenas ter chegado em Campinas e conhecido a Unicamp já valeu a pena!”. (Tuanny Badú - Turma: 1904)



2 comentários:

  1. Que orgulho dessas meninas! Foram minhas alunas nas séries iniciais e sempre se destacaram por seu interesse e dedicação.Parabéns as três e as suas professoras que as prepararam, incentivaram e inspiraram. Imagino a alegria da colega Ana Paula em ter alunas assim, coisa tão rara hoje em dia! Que elas sirvam de exemplo aos demais alunos, e um recadinho espedial para a Sara: Você sempre mereceu os maiores elogios e é uma alegria ver que eu não me enganei. Ainda consigo detectar uma ótima aluna de longe..rss. Beijos!

    ResponderExcluir