8 de jul. de 2012

Oficinas sobre o ensino de História


Investigando o Patrimônio e a História do Brasil Oitocentista Oficinas sobre ensino de história


O objetivo do projeto "Investigando a História do Brasil: Nação e Cidadania no Oitocentos" é fomentar a elaboração de oficinas e atividades sobre o Brasil Oitocentista para uso no ensino fundamental e médio, a partir de uma metodologia que conjugue os objetivos do ensino de História nas escolas com as práticas de pesquisa utilizadas na investigação histórica. As oficinas atualmente disponibilizadas no site foram desenvolvidas por alunos dos cursos de graduação em História da UNIRIO e da UFF, nas disciplinas "Metodologia do Ensino de História" e "Seminário de Pesquisa em Ensino de História" , ministradas por Keila Grinberg na UNIRIO, e "Nação e Cidadania no Oitocentos", ministrada por Gladys S. Ribeiro na UFF em 2004.
Para mais informações sobre o projeto, clique aqui.

Clique aqui para acessar as oficinas

Fica como dica a oficina REVOLTA DO VINTÉM, da Professora Ana Paula Barcelos, que também é professora de História da EM Alzira Araujo.

O objeto desta oficina é a Revolta do Vintém, ocorrida no final do ano de 1879 no Rio de Janeiro, na qual a população manifestou-se contra o aumento do preço das tarifas dos bondes que circulavam pela cidade. A revolta mobilizou diversos setores da sociedade e trouxe à tona questões nevrálgicas dos últimos anos da monarquia no Brasil, dentre elas a ampliação da noção de direitos e de cidadania, num momento onde já eclodiam manifestações em prol da Proclamação da República e da abolição da escravidão.





0 comentários:

Postar um comentário